Fátima
Fátima é uma cidade portuguesa que pertence ao Distrito de Santarém e localiza-se aprox. a 123 km de Lisboa e a 187 km do Porto.
Por se localizar no Maciço Calcário Estremenho o solo é muito rochoso e não retém muita água, mas como tem invernos bastante chuvosos, a água da chuva acaba por dissolver a rocha, criando grutas, dolinas e com lagoas subterrâneas. Os verões são quentes e, por regra, secos.
O nome de Fátima tem origem moura, e corresponde ao nome de uma das filhas de Maomé. Crê-se, segundo uma lenda, que Fátima era uma princesa Moura, que foi raptada aquando da reconquista cristã sob o comando de D. Afonso Henriques, tendo sido dada em casamento a um conde de Ourém, em 1158. A princesa converteu-se ao cristianismo e foi batizada como Oureana. De forma a homenagear os seus antepassados deu o nome de Fátima ao primeiro lugar que a acolheu e posteriormente o seu nome cristão à Vila Nova de Ourém.
Em Fátima ainda hoje se conservam muitos reflexos da sua ruralidade ancestral, como as cisternas, os moinhos de vento e outros elementos da arquitetura feita de pedra e cal. Poderá assim visitar o conjunto arquitetónico das aldeias de Ramila, as cisternas da Gaiola e Vale Cavalos, ou os moinhos de vento da Fazarga e Ortiga.
A história de Fátima ficará para sempre ligada a 3 crianças (os pastorinhos de Fátima), Lúcia e seus primos Francisco Marto e Jacinta Marto, que em 13 de maio de 1917, enquanto passeavam as ovelhas, testemunharam a aparição de uma senhora de branco na Cova da Iria, onde agora se situa a capela das aparições. A senhora aparentava ter sido enviada por Deus com uma mensagem - rezar, penitenciar e consagrar - passando a visitar os pastorinhos todos os dias 13 entre maio e outubro de 1917. A última aparição ocorreu em 13 de outubro, e cerca de 70 000 peregrinos testemunharam e assistiram ao chamado “milagre do sol”.
Nossa Senhora de Fátima revelou-lhes o Segredo dividido em três partes: a visão do inferno onde os pecadores viajavam sem fé, o anúncio do começo de uma guerra mundial (Segunda Guerra Mundial), a terceira parte do segredo foi escrita pela vidente irmã Lúcia em 1944. A 13 de maio de 2000, durante a sua visita a Portugal, o Papa João Paulo II, divulgou o conteúdo da terceira parte do Segredo.
Até às Aparições Marianas de 1917, Fátima era uma aldeia desconhecida, mas a partir daí, com o fluxo de peregrinos de todo o mundo e a construção do Santuário de Fátima, Fátima cresceu em termos económicos e urbanísticos, sendo elevada a cidade em Julho de 1997, mundialmente conhecida como a cidade da Paz, e na esfera eclesiástica é hoje sede de diocese, em simultâneo com a cidade de Leiria.
É hoje local simbólico da fé em Portugal, onde se realizam várias festas e romarias de cariz religioso durante todo o ano, sendo local de passagem obrigatório para acender uma vela, como sinal de agradecimento ou para um pedido especial, onde não raras vezes se deslocam peregrinos para cumprirem as suas promessas.
 
	
	
	
	
	






